Secretaria de Saúde vai implantar CAPS em Montadas

Montadas, 27/09/2014
Secretaria de Saúde vai implantar CAPS em Montadas Secretaria de Saúde vai implantar CAPS em Montadas

A Prefeitura Municipal de Montadas, através da Secretaria de Saúde, foi contemplada para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial do tipo I (CAPS I).

O serviço será pactuado com a cidade vizinha de Areial e contará com psicológo, psquiatras, artesãos, enfermeiros, entre outros profissionais, para assistir pacientes que necessitam de atendimento em Saúde Mental.

A secretária de Saúde, Soraya Galdino, há muito tempo pleiteava o serviço. Para ela, a chegada do CAPS será de extrema importância, pois elevará e diversificará o nível de atendimento em saúde no município.

“Trabalhamos muito para a chegada de um Centro de Atenção Psicossocial para Montadas e o município só tem a ganhar com este serviço. Tão logo seja implantado, o mesmo será referência, também, para a população de Areial, já que será pactuado”, confirmou Soraya.

Soraya informou que o local a ser instalado o CAPS ainda não está definido.

*O que são CAPS?

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.

Os critérios de implantação do serviço são definidos pelo Ministério da Saúde através de contingente populacional. Os municípios de  Montadas e Areial, juntos, se encaixam no CAPS tipo I, por possuirem população entre 20 e 70 mil habitantes.

*Com informações Ministério da Saúde

Foto: Reprodução/ Internet

- Aviso aos Estudantes sobre a paralisação das viagens

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia