Montadas, 29/09/2014
Prefeitura realiza segundo desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade Prefeitura realiza segundo desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade

A cidade de Montadas completa, no próximo dia 14 de outubro, 51 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Assistência Social, realiza o segundo desfile cívico da atual gestão.

Com o tema:  “Brasil Mostra Tua Cara”, o evento acontecerá no domingo dia 19 e vai contar com a participação de nove escolas do município, sendo sete da rede municipal e duas da rede privada, além de representantes do CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Grupo de Idosos Nova Esperança.

Entre as escolas municipais que participam estão: Erasmo de Araújo Souza; Helena José Porto;  Genuíno Brito da Silva;  Maria Vital dos Santos; Manoel Sebastião do Nascimento;  Maria das Neves Pereira e Irineu José de Maria.

A Banda Fanfarra, Antônio Veríssimo de Souza, do município, abre o desfile. Ao final do evento, haverá ainda um encontro entre as bandas convidadas.

Para a secretária de Educação, Geridalva Alves Basílio, o objetivo do evento é resgatar a cultura que estava perdida e celebrar junto à população o aniversário da cidade. Ela explicou que a escolha da data, “foi para dar oportunidade de todos participarem da comemoração”.

No ano passado o evento contou com centenas de pessoas e foi considerado um sucesso pelo público presente, que comemorou o meio século de Montadas.

História

Montadas teve o nome dado pelos vaqueiros que perdiam os animais devido a mata fechada, onde predominava uma espécie de árvore espinhosa chamada Jucuri.

Os vaqueiros montavam acampamentos no local para tentar recapturá-los, pois segundo eles, os animais ficavam amontoados no mato. Quando algum animal se perdia, logo diziam que os bichos deveriam estar no montado.

Fundada 1917, pelo Sr. Manoel Cirino Lira, parte das terras foi doada para a construção de uma capela, criando assim "O padroeiro do Coração de Jesus". Posteriormente, casas foram construídas ao redor da capela e criada a vila de Montado, pertencendo, à época, ao município de Campina Grande.

Em 1944, a vila passou a pertencer ao município de Esperança, onde passou à categoria de distrito de Montada.

O distrito passou a ter o Sr. Antônio Veríssimo de Souza como representante na Câmara Municipal de Esperança, por três legislaturas. Foi eleito presidente da Casa e iniciou a luta pela emancipação política de Montada.

Teve o apoio do então prefeito de Esperança, Luiz Martins de Oliveira e do deputado estadual da Região, Francisco Souto Neto.

Então, em 14 de outubro de 1963, foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba, a emancipação política de Montadas, que recebeu a letra "S" no seu nome.

- Aviso aos Estudantes sobre a paralisação das viagens

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO