Montadas participa da Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo

Montadas, 06/11/2014
Montadas participa da Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo Montadas participa da Campanha contra Paralisia Infantil e Sarampo

Começa no próximo sábado, 08 de novembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é vacinar 262.008 crianças, com idade entre seis meses e cinco anos, e, contra o sarampo, 233.567 crianças de um a cinco anos, na Paraíba.

Em Montadas, a  Secretaria Municipal, através do setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica, irá disponibilizar dois locais para a vacinação, sendo nas Unidades Básicas de Saúde, Paulo de Souza e Jozefa Tavares, esta última localizada no bairro da Consolação.Na comunidade de Manguape, a vacinação será realizada nos dias de atendimento médico.

A vacinação acontecerá das 08h às 16 horas, mas diariamente, até o final da campanha, o atendimento acontece nas UBSF da cidade.

A Campanha segue até o dia 28 de novembro, mas no dia 22 será realizado outro “Dia D”.

Poliomielite e Sarampo* - A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, através do contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos. Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

Já o sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

É uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.O diagnóstico é feito através de exames clínicos e, quando necessário, confirmado por exame de sangue.

*Com informações da SES

Fotos: Reprodução/Internet

- Cemitério de Montadas passa por manutenção e reparos, para as visitas do Dia de Finados

- Semana do Bebê, em Montadas, aconteceu em outubro