Montadas, 20/05/2013
Montadas realiza I Caminhada Contra Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes Montadas realiza I Caminhada Contra Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Montadas, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, e Conselho Tutelar, promoveram na manhã desta segunda-feira, 20, a I Caminhada em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Os participantes fizeram panfletagem, adesivagem e uma passeata pelas principais ruas da cidade, com o intuito de chamar atenção da população. Ao final foram realizadas algumas encenações com alunos do PETI e Projovem Adolescente. O Dia Nacional é comemorado em 18 de maio.

A Secretária de Assistência Social, Marcela Barros, disse que "a intenção da Caminhada foi conscientizar os montadense a denunciarem possíveis casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Essa é nossa obrigação e acho que atingimos nosso objetivo".

Para Cristiane Silva, Coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) foi fundamental a participação do Programa. "Muitas das crianças que estão no PETI vivem em situação de vulnerabilidade social. Movimentos como esses são essenciais para elas conhecerem os direitos e perderem o medo de denunciar".

As denúncias podem ser feitas ao Ministério Público, Conselho Tutelar, ou pelo Disque Direitos Humanos – o Disque 100. O serviço é gratuito e funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, fins de semana e feriados. A identidade é mantida em sigilo.

Dia 18 de Maio

A data foi instituída em alusão ao assassinato de Araceli Cabrera Sanches no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). A menina, então com 8 anos, foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média. O crime permanece impune.

- Aviso aos Estudantes sobre a paralisação das viagens

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO