SEMAS e Conselho realizam IV Conferência de Assistência Social em Montadas

Montadas, 05/08/2015
SEMAS e Conselho realizam IV Conferência de Assistência Social em Montadas SEMAS e Conselho realizam IV Conferência de Assistência Social em Montadas

Aconteceu nessa terça-feira, 04, no Centro Pastoral de Montadas, a IV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026. O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social e contou com a presença dos Grupos de Idosos, Mulheres e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de sociedade civil em geral.

Foi oferecido um Coffee Break aos participantes e na continuidade da programação, a secretária de Assistência Social, Marcela Barros, abriu oficialmente a IV Conferência.

O prefeito Jairo Herculano de Melo esteve presente e parabenizou a equipe pela realização do evento. Ele disse que este é de fundamental para o município, pois as metas discutidas pela população montadense podem ser reivindicadas na esfera estadual e federal.

Na ocasião, houve apresentações culturais voltadas ao resgate das raízes nordestinas. O Coral Nova Esperança, formado pelos integrantes do Grupo de Idosos, se apresentou com a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trouxe o grupo de xaxado, relembrando a dança típica dos cangaceiros.

A psicóloga do CAPS da cidade de Juazeirinho, Fabiana Sonale Medeiros Sobral, ministrou a palestra: “SUAS avanços e desafios”, que abordou as ações realizadas durante o último decênio (20052015)/e o que se espera para o próximo (2016/2026). Logo após foram realizados cinco grupos de trabalhos, discutidos cinco eixos temáticos e selecionadas várias propostas para serem levadas à Conferência Estadual.

Para Marcela Barros, a Conferência foi muito importante para discutir e avaliar, junto à sociedade, o que pode ser mudado na Assistência Social.

“Essas discussões e avaliações feitas pela população serão descritas em um relatório para ser encaminhadas à Conferência Estadual e possivelmente à Federal. Espero que possa ser selecionado pelo menos uma de nossas propostas”, disse a secretária.

Ao final foram selecionados os delegados que irão representar o município de Montadas na Conferência Estadual.

Estiveram presentes à solenidade, o prefeito Jairo Herculano de Melo; a primeira-dama, Luciene Genuíno; o vereador, Bastos de Militão, e representando a Secretaria de Saúde, a Assistente Social, Síria Maria, e a enfermeira, Edvânia Porto.

Fotos: Ascom/ Tarcísio Porto

- Aviso aos Estudantes sobre a paralisação das viagens

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO