Secretaria de Saúde de Montadas comemora primeiros casos de pessoas que pararam de fumar no município

Montadas, 12/08/2015
Secretaria de Saúde de Montadas comemora primeiros casos de pessoas que pararam de fumar no município Secretaria de Saúde de Montadas comemora primeiros casos de pessoas que pararam de fumar no município

Secretaria Municipal de Saúde de Montadas (SMS) implantou em dezembro de 2014 o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O projeto é do Ministério da Saúde e tem como objetivo ajudar fumantes a deixaram a prática.

Com quase oito meses completos do “Grupo de Apoio ao Fumante” na cidade, a Secretaria já comemora mais de 20 casos bem sucedidos de pessoas que largaram o vício.

O grupo é formado por pelo menos 15 pacientes que participam semanalmente de palestras motivacionais, recebem orientação dos profissionais de saúde e são encaminhados para consultas médicas e tratamentos odontológicos, dependendo do caso. A cada quatro semanas um novo grupo é formado, mas nada impede que os antigos participantes voltem às sessões e tenham acompanhamento profissional.

De acordo com a coordenadora de Educação Permanente em Saúde e responsável pelo Grupo de Apoio, Edvânia Porto, o tratamento é realizado através da distribuição de adesivos transdérmico de nicotina e prescrição de medicamentos.

Na primeira na fase a administração dos adesivos é feita considerando o consumo médio de cigarros por dia e o tempo em que o paciente é fumante. O tratamento prevê o controle dos sintomas de abstinência.

O paciente só é direcionado para a segunda fase, se os adesivos não forem suficientes para combater o vício. Sendo assim o médico da Unidade Básica de Saúde vai prescrever o medicamento mais apropriado.

Segundo Edvânia, nenhum paciente montadense, que começou o tratamento, teve a necessidade de passar por consulta médica, até agora, e tomar alguma medicação.

A aposentada Maria de Lurdes da Cruz Silva, de 63 anos, moradora da rua José Cirino da Silva, em Montadas, é um exemplo disso. Apenas com o uso frequente dos adesivos de nicotina ela conseguiu parar de fumar e comemora os novos hábitos. Ela fumou por 53 anos e há seis meses se sente revigorada.

“Eu fumava aqueles cigarros feito em casa, com fumo bruto e folha de papel, mas também os tradicionais. Faz seis meses que não coloco nenhum dos dois na boca. Estou muito feliz, minha vida já mudou e muito. Hoje me sinto outra pessoa com mais saúde”, relatou eufórica a aposentada.

Maria de Lurdes participou da primeira edição do grupo e agora incentiva parentes e amigos a também largarem o vício. Ela disse que, por seu intermédio, pelo menos duas pessoas já procuraram ajuda e tem conseguido resultados satisfatórios.

Para a dona de casa, Maria Aparecida de Araújo, de 43 anos, o maior motivo para deixar de fumar foi o pedido dos filhos. Ela que fumava desde os sete anos de idade pelo menos 20 cigarros por dia, começou o tratamento há uma semana e já se mostra motivada.

“Comecei a fumar por incentivo de familiares que me pediam para ascender um cigarro e agora meus filhos pedem que eu pare. É algo muito difícil mas acredito que vou conseguir, com fé em Deus, e com a ajuda desse tratamento que a Secretaria de Saúde trouxe pra população. Nós fumantes sempre temos vontade de parar, mas é preciso sempre uma ajuda e agora nós temos”, relatou.

Para participar do Programa de Controle do Tabagismo, através do Grupo de Apoio ao Fumante, é preciso ir até a Secretaria de Saúde, levar o Cartão do SUS e preencher uma ficha com dados pessoais e informações referentes a saúde.

Segundo dados da Secretaria, em Montadas existem uma média de 247 fumantes auto declarados, mas esse número pode ser ainda maior.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Com o intuito de aumentar o número de profissionais de saúde aptos a trabalharem com Grupo de Apoio ao Fumante, a Secretaria de Saúde de Montadas realizou nesta terça-feira, 12, uma capacitação com agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.

O objetivo é iniciar outros grupos de apoio em todas os PSFs do município.

O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.

....



- A DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA JOSÉ PORTO DIVULGA NOTA ESCLARECENDO OS FATOS OCORRIDOS NA INSTITUIÇÃO



- A DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA JOSÉ PORTO DIVULGA NOTA ESCLARECENDO OS FATOS OCORRIDOS NA INSTITUIÇÃO



- Secretaria Municipal de Educação divulga nota, esclarecendo os fatos ocorrido no EMEFEAS


   
 




 

 
.
 
 
 



  
 
     Secretarias
    Gabinete do Prefeito
    Secretaria de Educação
    Secretaria da Saúde
    Secretaria de Administração
    Secretaria das Finanças
    Secretaria da Infra-Estrutura
    Secretaria da Previdência Municipal
    Secretaria da Assistência Social
   Institucional
    Transparência Fiscal
    Licitações
    Diário Oficial

    e-Sic
    Legislação Municipal

   Contatos
    Gabinete do Prefeito

   
         
        Webmail    
      Avenida José Veríssimo de Souza, 106 - Centro      
    (83) 3381 - 1004 / (83) 3381 - 1162      
    Montadas - PB - CEP 58145-000
    CNPJ 08.739.351/0001-20