Montadas faz mobilização contra o Trabalho Infantil

Montadas, 12/06/2013
Montadas faz mobilização contra o Trabalho Infantil Montadas faz mobilização contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Montadas através da Secretaria de Assistência Social, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI, e do Conselho Tutelar, realizaram na manhã desta quarta-feira, 12, a I Mobilização em Combate ao Trabalho Infantil.

A caminhada se deu em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Esta data visa promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais e combater todos os tipos de trabalho infantil.

Crianças e adolescentes participantes do PETI e PROJOVEM, respectivamente, saíram às ruas fazendo panfletagens pelo comércio e explicando a importância da mobilização. Ao final, se reuniram no Mercado Público da cidade e fizeram apresentações de dança.

No Brasil, a exploração do trabalho infantil está presente em diversos ambientes, tanto privados como públicos. Uma em cada dez crianças e adolescentes está em situação de exploração. Os principais casos, que preocupam as autoridades, são os de exploração sexual e o tráfico de drogas, porém há aqueles que a pratica, ainda, é menos recriminada socialmente, como o trabalho rural e o doméstico.

Apesar de ser proibido pela constituição, adolescentes que estão na faixa etária entre 14 e 18 anos, desde que tenham os direitos garantidos pela empresa, podem trabalhar como menor aprendiz.

Marcela Barros, Secretária de Assistência Social, afirma que "a população precisa saber disso e entender que é crime. Vemos muitas crianças trabalhando, às vezes, por que os pais obrigam. Por causa disso, podem se tornar um adulto problemático. Os montadenses precisam se conscientizar".

Para denunciar o trabalho infantil, basta procurar o Ministério Público, Conselho Tutelar, ou discar o número 100. O Disque 100 funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO

- Prefeitura de Montadas realiza a limpeza do Açude do Emídio