Montadas, 13/07/2020 MPPB ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA
MPPB ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA

Foto: Ilustração MPPB
O Ministério Público da Paraíba
abriu uma consulta pública para saber de alunos, pais ou responsáveis,
professores, técnicos e gestores de instituições de ensino públicas e privadas
do Estado sobre a oferta da educação neste período de pandemia, que determinou
a suspensão das atividades nas escolas e a realização de aulas remotas. O
formulário da consulta está disponível AQUI, pelo período de
um mês, até o dia 10 de agosto.
A pesquisa é uma iniciativa do
Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da
Educação (CAO/CAE) do MPPB e abrange todos os níveis educacionais. De acordo
com a coordenadora do CAO, promotor de Justiça Juliana Couto, a apuração do
resultado vai auxiliar a atuação dos membros do Ministério Público no
acompanhamento das políticas públicas e das medidas adotadas para garantir o
retorno seguro às aulas presenciais.
“Os questionários respondidos
serão direcionados ao CAO que fará uma triagem de acordo com os municípios e
encaminhará aos promotores. A finalidade é auxiliar no diagnóstico do ensino
não presencial nos municípios paraibanos e no planejamento da retomada das
aulas presenciais”, destacou a promotora.
Questionário
A consulta é composta por um
questionário destinado a integrantes das redes municipal, estadual, federal e
particular de ensino, abrangendo as modalidades de educação infantil, ensino
fundamental, ensino médio, educação do campo, educação especial e educação de
jovens e adultos (EJA).
A pesquisa busca verificar se,
no período de suspensão das atividades em virtude da pandemia, houve ou não a
substituição de aulas regulares por atividades não presenciais e se os
segmentos da comunidade escolar foram consultados em relação a essas atividades
substitutivas.
O MP também quer saber quais
recursos as escolas disponibilizaram para a realização das atividades não
presenciais, como material impresso (livros, apostilas de conteúdos e de
exercícios) e material digital (vídeo-aulas, conteúdos organizados em plataformas
virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico) e se as
unidades de ensino verificaram o acesso à internet que os diferentes segmentos
da comunidade escolar teriam para a produção, veiculação ou utilização dos
conteúdos de aprendizagem.
Outros pontos solicitados na
pesquisa são os dispositivos utilizados pelos alunos para acompanhar as aulas e
as atividades não presenciais (celular, computador, TV), o tempo diário das
aulas virtuais, o grau de satisfação com as atividades não presenciais e a
opinião sobre o chamado ensino híbrido (metade presencial e metade virtual).
Clique no link a seguir para responder
ao questionário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8EY9-ctq7mUTXfMcPu0wOm-WEPF-SJY-z5nqxy65WYg_8tw/viewform
Assessoria de Comunicação.
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