A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO DE EPIDEMIOLOGIA NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MONTADAS

Montadas, 25/05/2021
A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO DE EPIDEMIOLOGIA NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MONTADAS A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO DE EPIDEMIOLOGIA NA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MONTADAS

    Foto: Acervo ACE´s


A Supervisão de Epidemiologia do Município de Montadas, órgão que faz parte da estrutura administrativa da Secretaria de Saúde, supervisiona a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que atuam na atenção primária à saúde, exercendo um importantíssimo papel em interação com a comunidade local no acesso às ações de promoção e prevenção.

 É essencial e obrigatória a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Estratégia de Saúde da Família e de Agentes de Combate às Endemias (ACE) na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental.

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), se destaca pelas visitas domiciliares, caracteriza-se como uma circunstância diferente de cuidado, objetivando à promoção da saúde da comunidade. Essa atividade, realizada fora da unidade de saúde, permite o cuidado de forma mais humana, acolhedora, estabelecendo laços de confiança entre os profissionais e os cidadãos, a família e a comunidade, ampliando o acesso da população às ações da saúde em um dos pontos de sua rede de atenção: o domicílio.  

Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) trabalham na prevenção e auxiliam no combate às doenças endêmicas. De modo geral, as tarefas executadas pelos agentes, envolvem vistorias de domicílios, terrenos baldios, depósitos e estabelecimentos comerciais. Além de inspeção de calhas, telhados e caixas d´água.

Durante a Pandemia do COVID-19, causada pela disseminação do Sars-Cov-2 (Novo Coronavírus), a Supervisão de Epidemiologia do Município de Montadas exerce papel fundamental através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam o monitoramento dos casos suspeitos, a começar dos primeiros sintomas até a alta médica do paciente.

De acordo com a Supervisão de Epidemiologia do Município, são realizados semanalmente, em média 15 a 20 testes de Covid-19. Em casos positivos, há um acompanhamento do paciente infectado, assim como, dos demais membros do grupo familiar, em conjunto com a equipe médica.

Outro trabalho realizado pela Supervisão de Epidemiologia do Município é o do combate à Dengue por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). As equipes se dividem por área e realizam visitas semanalmente às residências e estabelecimentos, a fim de identificar possíveis focos do  Aedes Aegypt, mosquito transmissor não somente da Dengue, mas também da Zika e Chikungunya, além de atender a solicitações diretas da população.

Apesar do importantíssimo papel desempenhado pela Supervisão de Epidemiologia do Município, não menos importante, é a colaboração da população para garantir que o trabalho seja realizado com sucesso.

 

 

       Texto: Carla Tavares (@carlatbarros)

       Revisão: Alidiane Carlos (Jornalista - DRT 4043/PB)

....



- Prefeitura de Montadas solicita ampliação do sistema de abastecimento de água da CAGEPA, no município



- Secretaria Municipal de Assistência Social realiza cadastramento da Pessoa com Deficiência



- Reunião entre prefeitos e Cagepa define cronograma de abastecimento de água para Montadas


   
 




 

 
.
 
 
 



  
 

     Secretarias
    Gabinete do Prefeito
    Secretaria de Educação
    Secretaria da Saúde
    Secretaria de Administração
    Secretaria das Finanças
    Secretaria da Infra-Estrutura
    Secretaria da Previdência Municipal
    Secretaria da Assistência Social
   Institucional
    Transparência Fiscal
    Licitações
    Diário Oficial

    e-Sic
    Legislação Municipal

   Contatos
    Gabinete do Prefeito

   
         
        Webmail    
      Avenida José Veríssimo de Souza, 106 - Centro      
       Montadas - PB - CEP 58145-000
    CNPJ 08.739.351/0001-20