Coordenadora de Imunização fala sobre a vacina contra a Covid-19, no município

Montadas, 04/08/2021
Coordenadora de Imunização fala sobre a vacina contra a Covid-19, no município Coordenadora de Imunização fala sobre a vacina contra a Covid-19, no município


Maria Mércia - Enfermeira - Coordenadora de Imunização


 A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Montadas, a enfermeira Maria Mércia Bezerra falou a respeito da vacinação da Covid-19, no município. Até o momento foram aplicadas 2.697 da 1ª dose e 1.025 da 2ª dose, num total de 3.722 doses. Ela pontua que a vacinação tem acontecido de forma bem organizada e bem planejada, conseguindo alcançar praticamente 100% de cada grupo. Ela destaca ainda o trabalho de divulgação feito pelas redes sociais e o papel importante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que tem contribuído também para a divulgação das vacinas, de casa em casa.

 

“A vacinação tem sido aceita de forma efetiva pela população, para isso a gente consegue fazer uma orientação, com relação a importância da vacina”, diz a enfermeira Mércia.

  Para aquelas pessoas que tem dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 a orientação é que procurem o setor de imunização para tirar todas as dúvidas com a responsável pelo setor. A rejeição tem sido muito pouca, “encontramos mais resistência com a classe dos idosos”, mas o restante tem aceitado bem a vacina, pontuou a enfermeira.

 

Para aqueles que se recusarem a se vacinar, a Prefeitura de Montadas por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza um termo de recusa para aqueles que não querem se vacinar. Mas se a pessoa mudar de ideia pode vir e tomar a vacina. Isso só para resguardar e garantir que a Secretaria ofertou a vacina e a pessoa não quis. Ela ainda esclarece que a quantidade de doses já vem definida, de acordo com cada município.  “A gente recebe o informe técnico da Gerência Regional de Saúde com a quantidade de doses e a partir disso a gente faz o planejamento e abre a vacinação para determinada faixa etária, dependendo da quantidade de doses. Quando recebemos um número maior de doses ofertamos para duas faixas etárias, assim evitamos a aglomeração de pessoas no espaço, respeitando sempre o distanciamento. Aqui não encontramos fila nem tumulto, fazemos uma campanha muito bem organizada. E a população colabora bastante”, disse Mércia.

 

Mércia ainda falou sobre a vacinação da Influenza, que foi ofertada para os grupos prioritários, sendo dividido em 03 etapas. Antes de ser encerrada a campanha da Influenza foi disponibilizada para toda a população, entretanto não foi possível atender toda a população, pois o município não recebeu doses extras, inclusive, todo o estoque da Influenza foi zerado e algumas pessoas não puderam receber a dose, pois o Ministério da Saúde não enviou outra remessa da vacina. É importante destacar que a cobertura contra a Influenza estava acima de 80% no município de Montadas.

 

Assessoria de Comunicação

....



- Prefeitura de Montadas solicita ampliação do sistema de abastecimento de água da CAGEPA, no município



- Secretaria Municipal de Assistência Social realiza cadastramento da Pessoa com Deficiência



- Reunião entre prefeitos e Cagepa define cronograma de abastecimento de água para Montadas


   
 




 

 
.
 
 
 



  
 

     Secretarias
    Gabinete do Prefeito
    Secretaria de Educação
    Secretaria da Saúde
    Secretaria de Administração
    Secretaria das Finanças
    Secretaria da Infra-Estrutura
    Secretaria da Previdência Municipal
    Secretaria da Assistência Social
   Institucional
    Transparência Fiscal
    Licitações
    Diário Oficial

    e-Sic
    Legislação Municipal

   Contatos
    Gabinete do Prefeito

   
         
        Webmail    
      Avenida José Veríssimo de Souza, 106 - Centro      
       Montadas - PB - CEP 58145-000
    CNPJ 08.739.351/0001-20