Montadas completa Bodas de Ouro e teve comemoração antecipada

Montadas, 14/10/2013
Montadas completa Bodas de Ouro e teve comemoração antecipada Montadas completa Bodas de Ouro e teve comemoração antecipada

Distante 25 KM de Campina Grande, a cidade de Montadas está localizada no Agreste paraibano e completa 50 anos de emancipação política, nesta segunda-feira, 14.

A festividade em comemoração às Bodas de Ouro do município, foi realizada neste domingo, 13, por uma determinação do prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB), que sentiu a necessidade de toda população montadense, em prestigiar o evento.

As comemorações iniciaram às 8 horas com um jogo de futebol de campo, onde o prefeito entregou uniformes e bolas para os times. O objetivo é resgatar o esporte amador da cidade.

Às 15 horas, deu início ao desfile cívico abordando a temática "Diversidade Cultural: Resgatando e Valorizando a Cultura no Brasil", que contou com a presença de seis bandas fanfarras das cidades de Esperança, Remígio, Olivedos, Boqueirão, Queimadas e do distrito de Campinote e das sete escolas da rede municipal de ensino, CRAS e NASF.

A história do município foi contada pelas escolas municipais: Maria das Neves Pereira de Araújo que representou o subtema: "Nossa História Resgatada no Hino e na Bandeira", e pela escola, Genuíno Brito da Silva, com o subtema: "Montadas Resgatando e Revivendo Nossa História".

O encerramento se deu com festa em praça pública com as bandas: Diogo Cirne e Forró Com Estilo, Luan Estilizado e Forró Bom D+. À meia noite uma queima de fogos para celebrar os 50 anos.

O prefeito Jairo Herculano de Melo, disse que a comemoração do quinquagenário de Montadas, vai ficar marcada na história do município.

- Não sou montadense de berço, mas há 23 anos finquei raízes aqui. Me sinto honrado em ter sido eleito por esse povo maravilhoso e hoje fazer parte da história de Montadas como prefeito do município. Só tenho a agradecer a todos que colaboraram para uma festa tão bonita – afirmou o prefeito

Histórico
Montadas teve o nome dado pelos vaqueiros que perdiam os animais devido a mata fechada, onde predominava uma espécie de árvore espinhosa chamada Jucuri. Os vaqueiros montavam acampamentos no local para tentar recapturá-los, pois segundo eles, os animais ficavam amontoados no mato. Quando algum animal se perdia, logo diziam que os bichos deveriam estar no montado.

Fundada 1917, pelo Sr. Manoel Cirino Lira, parte das terras foi doada para a construção de uma capela, criando assim "O padroeiro do Coração de Jesus". Posteriormente, casas foram construídas ao redor da capela e criada a vila de Montado, pertencendo, à época, ao município de Campina Grande.

Em 1944, a vila passou a pertencer ao município de Esperança, onde passou à categoria de distrito de Montada.

O distrito passou a ter o Sr. Antônio Veríssimo de Souza como representante na Câmara Municipal de Esperança, por três legislaturas. Foi eleito presidente da Casa e iniciou a luta pela emancipação política de Montada.

Teve o apoio do então prefeito de Esperança, Luiz Martins de Oliveira e do deputado estadual da Região, Francisco Souto Neto.

Então, em 14 de outubro de 1963, foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba, a emancipação política de Montadas, que recebeu a letra "S" no seu nome.

- A DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA JOSÉ PORTO DIVULGA NOTA ESCLARECENDO OS FATOS OCORRIDOS NA INSTITUIÇÃO

- Secretaria Municipal de Educação divulga nota, esclarecendo os fatos ocorrido no EMEFEAS