Montadas comemora Novembro Azul com ações voltadas para homens

Montadas, 22/11/2013
Montadas comemora Novembro Azul com ações voltadas para homens Montadas comemora Novembro Azul com ações voltadas para homens

A Prefeitura Municipal de Montadas, através da Secretaria de Saúde realizou nesta sexta-feira, 22, um dia de ações destinadas aos homens, para comemorar o Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família Paulo de Souza das 08h às 16h.

Foram realizados: aferição da pressão arterial, teste de glicemia, eletrocardiograma, cartão do SUS, vacinas, corte de cabelo, distribuição de camisinhas, avaliação com o dentista e com o protético (profissional responsável por fazer prótese dentária).

Profissionais das UBSFs e convidados realizaram diversas palestras como: Câncer de Próstata, proferida pelo bioquímico da Unidade, Joseilton Paulo de Souza; Tabagismo, pela enfermeira Edivânia Porto; Fortalecimento Muscular da Região Pélvica, pela fisioterapeuta Veriana Maria Santos; e Impotência Sexual, pelo fisioterapeuta convidado, Eliclenes Porto.

Além disso, o médico Urologista Carlos Alexandre, participou do evento realizando consultas com alguns pacientes.

Segundo a assistente social das Unidades, Síria Dantas, os atendimentos superaram as expectativas e mais de 150 homens se fizeram presentes durante todo o dia.

"A secretária de Saúde, Soraya Galdino, quer lançar estratégias que aproximem mais os homens aos postos de saúde. Vamos ter no mês um dia exclusivo para eles, pois vimos aqui a vontade e a alegria por estarem participando de algo tão diferente do seu dia a dia", afirmou Síria.

Para o prefeito Jairo Herculano, que prestigiou a comemoração, a iniciativa foi muito importante. Ele acredita que o objetivo de levar informação para os homens se conscientizarem, foi alcançado.

"Ações como estas são de grande importância para conscientizar os homens de que é preciso fazer o exame de próstata. Eles têm que quebrar esse tabu, esse preconceito e cuidar mais da saúde. A Secretaria de Saúde, através da secretária Soraya Galdino e de toda a sua equipe, está de parabéns, assim como toda a população masculina que esteve presente", afirmou o prefeito de Montadas.

- Aviso aos Estudantes sobre a paralisação das viagens

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO