Prefeitura de Montadas avalia os 100 dias e comemora primeiros resultados

Montadas, 12/04/2013
Prefeitura de Montadas avalia os 100 dias e comemora primeiros resultados Prefeitura de Montadas avalia os 100 dias e comemora primeiros resultados

A nova administração da Prefeitura Municipal de Montadas completa 100 dias com a sensação de que a "casa" está sendo posta em ordem. Desde o primeiro momento o prefeito, Jairo Herculano, e o vice-prefeito, Erasmo Souza, (PSB), respectivamente, estão focados em trazer o melhor para o município e para o povo.

Com esse intuito é que foram realizadas várias ações para aumentar a qualidade de vida dos montadenses, nas áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura, transportes, administração e finanças.

Para o prefeito Jairo Herculano o que já foi feito é apenas o começo e as prioridades são muitas. "Cem dias é pouco tempo para o gestor fazer àquilo que a cidade e os cidadãos merecem. Não podemos priorizar apenas uma área, temos que olhar para cada segmento e fazer, num contexto geral, o que é melhor para a população. Eu creio que já melhoramos muito, mas temos muito ainda para ser melhorado. O pouco que já fizemos já mostra o nosso diferencial", afirma.

O primeiro ato realizado pela nova gestão foi a extinção do cargo de Secretário Geral, que custava aos cofres públicos o valor mensal de R$ 10.000,00 (DEZ MIL), como também a unificação dos salários de todos os secretários. Atrelado a isso foi criada a Procuradoria Jurídica do Município, órgão destinado ao assessoramento do poder executivo e, principalmente, da população carente.

Na Infraestrutura foram realizadas operações emergenciais para a preservação do patrimônio público e mobilidade dos montadenses, são elas: mutirão de limpeza, que acarretou na retirada de grande quantidade de lixo e entulho das ruas, e na pintura dos meios-fios; recuperação de calçamentos e esgotos danificados; manutenção preventiva da rede de iluminação pública (urbana e rural); recuperação e manutenção de toda frota de veículos, encontrada sucateada, entre ônibus, micro-ônibus, carros, ambulância, tratores, etc.;

Ainda nesta área foi feito o recapeamento de telhados, banheiros, instalações elétricas, troca de portas e janelas, limpezas de cisternas e aplicação de emborrachados em rampas de acessibilidade das escolas municipais; reformulação da rede de abastecimento constituindo na instalação de 06 registros, junto à CAGEPA, para redistribuição do fornecimento de água em toda cidade, em especial no bairro da Consolação, antes afetado pela falta d’água; aquisição de todos os implementos de trabalho para a limpeza urbana, como: pás, enxadas, carroças, vassouras, recuperação do trator e, recentemente, aquisição de uma motosserra para a poda das árvores, além de luvas e óculos que servem como segurança no trabalho dos garis; desativação e conclusão da 1ª fase de aterramento do lixão, antes localizado no sítio Mares Preto, e agora destinado ao Aterro Sanitário de Puxinanã.

Na área de Administração e Finanças a Prefeitura Municipal de Montadas conseguiu negociar e parcelar dívidas deixadas pela gestão passada, como: telefonia (OI), Energisa, INSS, farmácia, ótica. Renegociou e está pagando, em 04 parcelas, os salários atrasados de Dezembro de 2012, incluindo Décimo Terceiro e Terço de Férias dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas; os salários dos servidores municipais são pagos dentro do mês trabalhado.

Neste contexto a prefeitura, ainda, efetuou o pagamento da contrapartida da Patrol Motoniveladora e realizou o conserto do mangote, danificado por uso indevido. O prefeito ainda busca adesão a Projeto do Governo Federal, que visa a aquisição de 01 Retroescavadeira, 01 Trator de Esteira, 01 Ônibus Escolar.

Na Saúde, foi determinada a ampliação do horário de atendimento Médico e Odontológico, antes realizados até as 14:00h e passando a funcionar até as 16:00h; aumentou, de um para dois, o número de médicos para atendimento da população; funcionamento, nos dois turnos, da Farmácia Básica, distribuindo gratuitamente medicação à população; reforma do Posto de Saúde da Comunidade de Manguape.

A Educação do município ganhou parcerias com Escolas Técnicas a exemplo dos cursos do Sistema "S" (Sesc, Sesi, Senai) e da Escola Paulista de Enfermagem, que visam a formação e aperfeiçoamento de jovens e adultos para o mercado de trabalho. A prefeitura doa fardamento aos alunos e faz o translado dos professores. "Os estudantes não precisam sair de sua cidade para Campina Grande, os cursos vêm a eles", disse Jairo.

Através do Governo Estadual a Prefeitura de Montadas contou com a aquisição de mais 01 ônibus Escolar e, distribuição de Raquetes de Palma, resistente a Cochonilha do Carmim, entre os criadores de gado do município.

E na tradicional comemoração da Semana Santa a prefeitura distribuiu quase uma tonelada e meia de peixes para a população carente do município.

- Prefeitura de Montadas decreta luto oficial pelo falecimento do Dep. Rômulo Gouveia

- Prefeitura de Montadas inicia a recuperação do Ginásio O VERISSÃO

- Prefeitura de Montadas realiza a limpeza do Açude do Emídio