Prefeito Jairo entrega reforma da maior escola de Montadas

Publicado em 24/02/2015 às 13:24

A volta às aulas na Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza nesta segunda-feira, 23, em Montadas, foi diferente para os quase quatrocentos alunos matriculados nos turnos manhã e tarde. O momento foi dedicado para que eles conhecessem a reforma na estrutura física do colégio e recebessem as boas-vindas dos novos e antigos professores da maior unidade escolar do município, para o ano letivo 2015.

A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito, Jairo Herculano de Melo; a primeira-dama; Luciene Genuíno; a Secretária de Educação, Geridalva Alves de Souza Bazílio; o Secretário de Infraestrutura, Álvaro Jandeyr Gomes; o Secretário de Gabinete, Danilo Santos, representando a Secretaria de Assistência Social. A Banda Macial, “Antônio Veríssimo” tocou os hinos do município e o nacional.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação, Geridalva Alves, afirmou que ficou feliz pela reforma, já que era um desejo antigo ver o colégio reformado para proporcionar mais conforto, segurança e melhor qualidade no aprendizado dos alunos. Ela disse ainda que “a escola EMEFEAS é a ‘menina dos olhos’ de Montadas, e merecia uma obra como esta”.

Já o prefeito Jairo Herculano, parabenizou todos os alunos e revelou o desejo de ampliar o número de salas com uma nova obra que pode acontecer ainda neste ano.

“Temos a pretensão de lajear o auditório e em cima fazer umas seis salas de aulas. Vamos estudar a melhor forma e o melhor período para fazer essa obra que vai beneficiar e muito a comunidade acadêmica”, disse Jairo.

A REFORMA

Depois de quase 25 anos sem reparos na infraestrutura da Erasmo de Araújo Souza, a estrutura da escola estava comprometida. As várias árvores plantadas na parte externa e interna da unidade escolar prejudicava a acessibilidade dos alunos e funcionários, já que provocava fissuras nas calçadas, pisos e paredes causado pelas raízes das plantas.

Segundo o diretor da escola, José Roberto Eleutério da Silva, o chão dos banheiros estava comprometido e já havia apresentado grandes rachaduras.

“As árvores plantadas há muitos anos estavam destruindo a estrutura da escola e as raízes causavam elevação no piso comprometendo a acessibilidade de todos. Pedimos autorização para a retirada das plantas com o intuito de não acontecer nenhum acidente na escola”. disse o professor.

A obra foi realizada com recursos próprios do município, custou algo em torno de R$ 138 mil e trouxe melhorias significativas como: banheiros adaptados a pessoas com necessidades físicas; utensílios sanitários e novos revestimentos nos demais banheiros; rampas de acessibilidade; reparos na calçada externa e nos pisos internos; diretoria; portões maiores e resistentes nas duas entradas da escola; gradeado nas sacadas do primeiro andar; reparos no telhado e parte elétrica; nova pintura; ampliação da cantina; dois fogões industriais novos.

Ainda de acordo com o diretor, o intuito maior da reforma foi garantir mais segurança principalmente para o corpo discente da unidade escolar.

“Pensamos, primordialmente, na segurança dos nossos alunos e por isso foi feito reparos nos pisos, banheiros e paredes. Além disso, colocamos um gradeado nas sacadas do primeiro andar, uma orientação que o Ministério Público deu, havia muitos anos e que nunca foi seguido pelas gestões anteriores. Hoje ficamos mais tranquilos de saber que os estudantes estão mais seguros”, lembrou José Roberto.

O gestor escolar ainda disse que a troca dos portões por outros mais resistentes e maiores tem haver ainda com a segurança, como também a mudança estratégica da secretaria e sala dos professores, além da criação da diretoria, para o lugar mais próximo da entrada dos alunos.

APROVADO PELOS ALUNOS

A estudante Brenda Raryssa de Lima Silva, de 12 anos, irá cursar o sexto ano, e disse que era um sonho estudar no EMEFEAS. Ela vem da Escola Genuíno de Brito, também na zona urbana, mas que contempla alunos da comunidade da Consolação e sítios vizinhos.

Segundo ela, a reforma proporcionou um ambiente mais agradável, bonito, limpo e uma maior sensação de segurança.

A estudante do 9º ano, Tacielle de Araújo Nascimento,13, compartilha da mesma opinião.

“A escola está melhor, mais bonita. O gradeado no primeiro andar vai garantir maior segurança a todos, como também os novos portões. Todos os meus amigos pensam o mesmo, pois nunca tínhamos visto uma reforma aqui. Estamos muito felizes” comemorou Tacielle.

A ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza, foi fundada em 1989, está situada no centro da cidade de Montadas e comporta uma média de 600 alunos. Possui 10 salas de aulas, uma de multimídia, uma de informática, sala dos professores, secretaria, auditório, e, agora, uma diretoria.Para ver mais fotos da reforma, acesse a nossa Fan Page, clicando AQUI.