Montadas é único município da região de CG a vacinar 100% do rebanho contra febre aftosa

Montadas, 06/02/2015
Montadas é único município da região de CG a vacinar 100% do rebanho contra febre aftosa Montadas é único município da região de CG a vacinar 100% do rebanho contra febre aftosa

A cidade de Montadas, localizada no Agreste paraibano, está classificada como o único município a imunizar 100% do rebanho, durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa de 2014, na região de Campina Grande.

Os dados são do relatório de Vacinação por Regional, Esec, e Município da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba.

A região de Campina Grande é formada pelas cidades de: Alagoa Nova, Areial, Boa Vista, Campina Grande, Esperança, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Puxinanã, Queimadas, Riachão do Bacamarte e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Entre as cidades analisadas, apenas Alagoa Nova, no Brejo, se aproxima de Montadas na vacinação e passa dos 90%. A menos pontuada obteve 74,53%.

O relatório apresenta ainda o total do rebanho existente no município, os gados vacináveis, os vacinados, os destinados ao abate, o total de produtores e propriedades adimplentes e inadimplentes e o percentual do rebanho vacinado.

De acordo com os dados, Montadas possui, até o momento, 1976 bovinos, 172 produtores e 170 propriedades, ambos em dia com a vacinação.

O percentual obtido pelo município é graças a um trabalho realizado, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, desde o início da nova gestão, que visa a distribuição gratuita da vacinação contra a doença para os produtores rurais do município. Além disto, a aplicação, o veterinário e os técnicos agrícolas são custeados pelo órgão e os profissionais vão a cada propriedade rural realizar o trabalho.

Na primeira fase da campanha em 2013 foram distribuídas mil doses, já na segunda, a Prefeitura doou uma média de 1700. Em 2014, as duas fases foram realizadas com duas mil doses, cada, distribuídas aos criadores de gado.

Para o secretário de Agricultura do município, Joaquim Santana, esta é uma grande conquista e uma marca da gestão do prefeito, Jairo Herculano de Melo, que firmou compromisso com os agricultores nesta e em outras ações realizadas pela Prefeitura, como o corte de terra, a abertura de barragens e barreiros, manutenção e abertura de estradas vicinais.

“Anteriormente o município não ultrapassava os 30% na vacinação contra febre aftosa e o criador era obrigado a comprar as doses e bancar a despesa da aplicação. Hoje vemos uma grande diferença e Montadas, em seu segundo ano de campanha bancada pela Prefeitura, já atinge 100% de imunização. Hoje nosso rebanho é livre da febre aftosa”, comemorou o secretário.


Fotos: Tarcísio Porto/Ascom

....



- O município de Montadas está com a 8ª melhor nota do Ideb, da Paraíba



- Exposição de Arte aconteceu pela primeira vez, em Montadas



- Obras de pavimentação e ampliação da rede de esgoto estão em andamento no município


   
 




 

 
.
 
 
 



  
 
     Secretarias
    Gabinete do Prefeito
    Secretaria de Educação
    Secretaria da Saúde
    Secretaria de Administração
    Secretaria das Finanças
    Secretaria da Infra-Estrutura
    Secretaria da Previdência Municipal
    Secretaria da Assistência Social
   Institucional
    Transparência Fiscal
    Licitações
    Diário Oficial

    e-Sic
    Legislação Municipal

   Contatos
    Gabinete do Prefeito

   
         
        Webmail    
      Avenida José Veríssimo de Souza, 106 - Centro      
    (83) 3381 - 1004 / (83) 3381 - 1162      
    Montadas - PB - CEP 58145-000
    CNPJ 08.739.351/0001-20