Símbolos

Símbolos

Bandeira do município de Montadas/PB e o seu devido Brasão de Armas foram criados pelo senhor Antônio Veríssimo de Souza Segundo. Ambos são símbolos municipais ao lado do Hino Municipal.

A bandeira municipal é composta por uma base azul marinho em forma de retângulo, nas proporções 7:10. Ela apresenta duas faixas brancas ligando a parte superior direita a parte inferior esquerda e a parte inferior direita a parte a parte superior esquerda, tal como a cruz de Santo André, presente na bandeira da Escócia.

Em seu campo tem sobreposto ao centro o Brasão de Armas municipais que é formado por seis pontos superiores e uma inferior; ao centro do brasão há uma cruz, cor amarelo-ouro, dividindo o Brasão em quatro partes. No primeiro quarto, na parte superior esquerda com fundo azul marinho, há um sol com 25 raios na cor amarelo-ouro; no segundo quarto, na parte superior direita com fundo branco, há um lema com letras em azul marinho, com palavras: Amor, Veracidade, Sabedoria, devidamente centralizadas e uma sobre a outra; no terceiro quarto, na parte inferior esquerda, com fundo branco, há uma sombra em azul marinho onde a um vaqueiro sentado com um cavalo ao seu lado; no último quarto, na parte inferior direita com fundo azul marinho há seis estrelas de cinco pontos em amarelo-ouro. O Brasão ainda é coroado em suas laterais esquerda e direita por dois ramos: um de feijão ao lado esquerdo e outro de batatinha ao lado direito.

Sobre o punho do brasão é brocado um listel de alvo, onde inscrever-se-á, em azul marinho, ao centro, a legenda: Montadas/PB e as expressões 14 de outubro, na extremidade destra, e as expressões de 1963, na sinistra.

O Legislativo Municipal Montadas, por unanimidade, adotou oficialmente o Projeto de Lei Nº 12/2007 de 01 novembro de 2007, que institui, o Brasão de Armas e a Bandeira Municipal, que fora sancionada pela Executivo Municipal, pelo então prefeito José de Arimateia Souza sob Lei Municipal Nº 343 de 05 de novembro de 2007.

Descrição Heráldica

O campo azul marinho simbolizam a Liberdade; as duas faixas brancas diagonais ligando a parte superior esquerda a parte inferior direita e a parte inferior esquerda a parte superior direita em forma de "X", simbolizam a Igualdade e a Paz, respectivamente.

O Brasão de Armas contém seis pontas na parte superior se ligam ao ponto inferior, simbolizando as duas tradições do município: sua história e sua cultura.

Ao centro do brasão a uma cruz em cor amarelo-ouro, que se entende de norte a sul e leste a oeste do mesmo, simbolizando o Cristianismo, ou seja, a religião dos fundadores do município.

Divido o brasão em 4 partes iguais, ficando duas na parte superior e duas na parte inferior, cada parte com uma imagem. Na parte superior esquerda com fundo azul marinho a um Sol amarelo-ouro, representa o raiar do dia, da esperança, com fé, dedicação, trabalho, honestidade, tais fatores simbolizam a Vitória; na parte superior direita, com fundo branco, com um lema "Amor, Veracidade, Sabedoria" cada palavra centralizada em seu campo, sobreposta uma sobre a outra. A inicial de cada palavra é tirada das iniciais do nome do emancipador municipal: Antonio Veríssimo de Souza; na parte inferior esquerda, com fundo branco, a uma sombra em azul onde a um vaqueiro ao lado de seu cavalo, simbolizando homenagem aos vaqueiros que foram responsáveis pelo etimologia a qual veio a dar nome ao município; na parte inferior direita, com fundo azul marinho, à 06 estrelas douradas de cinco pontas, que representam os 06 municípios circunvizinhos, Norte: Areial, Nordeste: Esperança, ao Leste São Sebastião de Lagoa de Roça, Sudoeste: Lagoa Seca, ao Sul: Puxinanã e ao Oeste e Noroeste: Pocinhos. O brasão é bordado em amarelo-ouro, que representam as riquezas municipais: fé, esperança, organização, trabalho, tradição.

O brasão é coroado em suas laterais por dois ramos: feijão a esquerda e batatinha a direita, as quais representavam no período os produtos agrícolas mais produzidos no município.

Sobre os punhos do brasão ainda é brocado um listel alvo, onde se inscreve em azul-marinho, "Montadas-PB" ao centro, e ainda as expressões "14 de outubro" na extremidade destra e as expressões "de 1963", a qual vem a ser a data de emancipação do município.

Características

Para cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a largura desejada, dividindo-se esta em 14 partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo. O comprimento será de vinte módulos (20m).

Cores

O azul simboliza a Liberdade; o branco a Igualdade e a Paz, o Amarelo as riquezas. O verde não tem significado oficial visto que apenas simbolizam os ramos laterais. O Azul e Branco são as cores oficiais, podendo ser utilizado o amarelo adereço junto as primeiras.

Apresentação

A bandeira de Montadas pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos montadenses, de caráter oficial ou particular.

Nas solenidades oficiais, há várias formalidades a serem seguidas. Nas festas particulares, principalmente aquelas que se realizam nas ruas, escolas, ginásios e estádios, com grande aglomeração de pessoas, a informalidade prevalece.

É obrigatório a presença da bandeira em todas as repartições municipais devendo estar devidamente exposta. Como também, o uso do Brasão de Armas do Município em todas as documentações e publicações oficiais da Edilidade Executiva e seus respectivos órgãos. Sendo devidamente proibida a sua substituição por marca ou logotipos terceiros.

Prefeitura de Montadas