Ação da Saúde e Educação conscientizam sobre Dengue e Chikungunya em Montadas

Montadas, 01/03/2015
Ação da Saúde e Educação conscientizam sobre Dengue e Chikungunya em Montadas Ação da Saúde e Educação conscientizam sobre Dengue e Chikungunya em Montadas

Uma ação realizada em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação alertou a população montadense sobre o perigo da Dengue e da Febre Chikunguya, na manhã dessa sexta-feira, 27/02.

Um mutirão com profissionais da saúde, e alunos do 9º ano da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza (EMEFEAS) teve o objetivo de conscientizar os adolescentes e torná-los multiplicadores dos cuidados com as doenças.

O mutirão saiu pelas ruas da cidade e foram coletados eventuais criadouros e verificados possíveis focos de Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, mosquitos responsáveis pelas enfermidades.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização e Epidemiologia, Eliene Santana, a mobilização foi importante para reforçar os cuidados da população, principalmente contra a febre Chikunguya, devido a aproximação da Paraíba a estados que já contabiliza vários casos.

Este é o terceiro ano que é realizado o “Mutirão da Dengue” em Montadas e os dados da Secretaria de Saúde mostram que desde 2013 já foi reduzido em 80% o número de casos da doença no município.

*Sobre a Chikungunya  - É uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores.

Sintomas - Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomendase repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Prevenção - Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d ́água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo. 

*Fonte: Ministério da Saúde
  Fotos: Ascom/ Tarcísio Porto
....



- O município de Montadas está com a 8ª melhor nota do Ideb, da Paraíba



- Exposição de Arte aconteceu pela primeira vez, em Montadas



- Obras de pavimentação e ampliação da rede de esgoto estão em andamento no município


   
 




 

 
.
 
 
 



  
 
     Secretarias
    Gabinete do Prefeito
    Secretaria de Educação
    Secretaria da Saúde
    Secretaria de Administração
    Secretaria das Finanças
    Secretaria da Infra-Estrutura
    Secretaria da Previdência Municipal
    Secretaria da Assistência Social
   Institucional
    Transparência Fiscal
    Licitações
    Diário Oficial

    e-Sic
    Legislação Municipal

   Contatos
    Gabinete do Prefeito

   
         
        Webmail    
      Avenida José Veríssimo de Souza, 106 - Centro      
    (83) 3381 - 1004 / (83) 3381 - 1162      
    Montadas - PB - CEP 58145-000
    CNPJ 08.739.351/0001-20