Montadas, 21/05/2013
Prefeitura adquire mil doses de vacina contra aftosa e meta é imunizar todo rebanho Prefeitura adquire mil doses de vacina contra aftosa e meta é imunizar todo rebanho

A Prefeitura de Montadas deu início na manhã desta terça-feira, 21, a I Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. A solenidade, que aconteceu na propriedade do ex-prefeito Luís Avelino, localizada no Sítio Montadas, contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Marenilson Batista Silva, representantes da Defesa Agropecuária, EMATER, vereadores, agricultores e criadores de gado.

Pensando na necessidade dos criadores em proteger o rebanho, a prefeitura adquiriu mil doses da vacina que serão distribuídas e aplicadas gratuitamente. O prefeito Jairo Herculano destacou o pioneirismo como forma de valorizar os pecuaristas e atingir mais rapidamente o objetivo da campanha, que é imunizar o rebanho local. "Nossa preocupação foi de fazer uma campanha que tivesse a ligação: Prefeitura e criadores. Então compramos as doses e iniciamos essa mobilização contra a aftosa, que, não vai ser só importante para o município, mas para todos esses criadores de gado", disse o prefeito afirmando que dará continuidade, também, à segunda fase da campanha.

O Secretário da SEDAP, Marenilson Batista, destacou a importância de ações como esta. "Este ato parte de uma iniciativa do Governo do Estado em poder sair de médio risco para livre de aftosa. Destacamos a importância do município nessa parceria e a sensibilidade que o prefeito Jairo teve em participar da campanha: pelo aspecto da aquisição e doação das doses aos criadores e, fundamentalmente, pela determinação em querer imunizar todo rebanho. Isso nos leva a crer que Montadas está no rumo certo, pois existe uma ação efetiva dos Órgãos de Governo, da Defesa Agropecuária, da EMATER e do Governo Municipal".

O vereador Bastos de Militão, representante dos agricultores, parabenizou Jairo pelas ações em benefício ao homem do campo. "Parabenizo o prefeito pelas iniciativas de ajudar os agricultores da nossa cidade. Vemos um grande avanço nessa área. Há algumas semanas tivemos os tratores cortando as terras e hoje a entrega dessas vacinas só vem a contribuir. Quem ganha é o produtor rural".

A solenidade contou, ainda, com a palestra do Gerente Regional da Defesa Agropecuária de Campina Grande, Otávio Leite Sobrinho, e do Médico Veterinário, Antônio Neto, que tiraram dúvidas dos pecuaristas sobre vários tipos de doenças e a prevenção de cada uma delas, em especial a aftosa. Ao final houve a vacinação simbólica.

- A DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA JOSÉ PORTO DIVULGA NOTA ESCLARECENDO OS FATOS OCORRIDOS NA INSTITUIÇÃO

- Secretaria Municipal de Educação divulga nota, esclarecendo os fatos ocorrido no EMEFEAS