Montadas, 11/08/2015
Intervenção fisioterapêutica é novidade no Grupo de Gestante de Montadas; Semas e Saúde entregam kit de enxoval Intervenção fisioterapêutica é novidade no Grupo de Gestante de Montadas; Semas e Saúde entregam kit de enxoval

A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde de Montadas, entregaram nesta segunda-feira, 10, os kits de enxoval para grávidas que participaram do Grupo de Gestantes do município. O kit era composto por: banheira, mamadeira, saboneteira, pente, escova de cabelo, chupeta, fralda, cobertor e roupinha de recém-nascido. Pelo menos 11 mulheres receberam os benefícios adquiridos com recursos da Assistência Social.

O Grupo de Gestantes é uma ação continuada e integrada entre as duas secretarias e tem duração de pelo menos quatro meses por turma. Ele é dividido em duas fases: Pela SEMAS, as futuras mamães participam de oficinas, uma vez por semana, onde aprendem a confeccionar ou customizar materiais do enxoval, como objetos decorativos, a fazer crochê, bordados entre outros. As oficinas são realizadas pela equipe do CRAS. Pela Saúde, as gestantes participam de reuniões semanais com profissionais de psicologia, odontologia, nutricionista que ministram palestras e tiram dúvidas das mulheres.

O diferencial do Grupo, é a implantação recente do Projeto FisioMulher, que tem por objetivo oferecer um serviço de fisioterapia voltado às mulheres no período gestacional e puerpério. O projeto é inédito e Montadas é o único município da região a oferecer este tipo de atividade para as grávidas.

De acordo com a fisioterapeuta do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Aracelli Mendonça Diniz, as intervenções são realizadas após diagnóstico das enfermeiras no pré-natal, que liberam a gestante, ou não, dependendo do caso, para a realização das atividades.

Exercícios como de alongamento, posturais, de fortalecimento de membros, de assoalho pélvico, técnicas de relaxamento, técnica para trabalho de parto e expulsão, instrução sobre exercício no pós-parto, entre outros, fazem parte do cronograma.

Para a Valéria Silva, uma das grávidas que participou do Grupo, as dicas e exercícios realizados foram fundamentais para a decisão na hora do parto. Em depoimento no evento da entrega dos kits de enxovais na SEMAS, ela, que já deu a luz ao pequeno Pedro Luís, encorajou as futuras mamães a terem o parto normal.

“Eu estava decidida a fazer o parto cesariana, mas com os exercícios que aprendi no Grupo de Gestantes, me decidi em fazer o parto normal e não me arrependo. Na hora me lembrei das dicas da fisioterapeuta e pus em prática, principalmente os exercícios de respiração. Fisioterapia para gestante é algo muito caro e hoje temos no município de forma gratuita”, disse Valéria.

Para Lucinalva de Sousa Santos Cavalcante (foto), 21 anos, grávida do terceiro filho, tudo o que foi realizado pelo Grupo, desde as atividades no CRAS, as palestras, a fisioterapia foram fundamentais para o período gestacional e também será para o pós-parto.

“Cada filho que chega é uma experiência nova, mas sempre temos dúvidas e aprendi muito no Grupo de Gestantes com as palestras e com os exercícios de fisioterapia. Além disso aprendi a confeccionar objetos de decoração, a bordar a fazer crochê nas oficinas realizadas pela Secretaria de Assistência Social que vão ajudar no meu enxoval e no bolso”, comemorou Lucinalva.

- O município de Montadas está com a 8ª melhor nota do Ideb, da Paraíba

- Exposição de Arte aconteceu pela primeira vez, em Montadas

- Obras de pavimentação e ampliação da rede de esgoto estão em andamento no município