Dengue, chikungunya e zica: Secretaria de Saúde alerta para doenças advindas com as chuvas

Publicado em 07/07/2015 às 16:26

Depois de um período de escassez, as chuvas começam a cair sobre nosso município. Apesar de ainda serem poucas, os agricultores, donas de casa e a população em geral, agradece pela água que é derramada do céu e já se programam para conseguir acumular um pouco do líquido. Para isso, usam baldes, tambores, cisternas. E é aí onde mora o perigo.

Alguns não costumam se preocupar com a forma como a água será armazenada e protegida e deixam os recipientes abertos, suscetíveis a virarem criadouros do aedes aegypti: o famoso mosquito transmissor da dengue, que também pode ser responsável por transmitir o zica e o chikungunya vírus, doenças recém descobertas no Brasil.

Para minimizar a proliferação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde de Montadas (SMS), realiza campanhas de conscientização, Dia “D”, além dos trabalhos realizados pelos agentes municipais de saúde e de endemias, que visitam as residências nas zonas rural e urbana, fazendo o tratamento da água acumulada e combatendo possíveis focos.

Para a coordenadora do Setor de Imunização e Endemias da Secretaria de Saúde, Angélica Nascimento, o trabalho tem que ser realizado não somente pelos agentes, mas também pela própria população, pois a prevenção e combate devem ser diários.

“Não adianta uma pessoa fazer o trabalho de prevenção e não deixar água acumulada, se o vizinho dela não fizer isto também”, disse.

De acordo com dados da SMS nenhum caso de dengue, ou das outras duas, foi registrado em 2014 no município de Montadas.

Saiba as diferenças entre as doenças:

Dengue: Dentre as três, é a mais conhecida e presente no Brasil.

Sintomas:Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar

Chikungunya: A origem do nome é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações.

Sintomas:O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.

Zika: A doença pode ter sido detectada na Bahia, mas ainda não está confirmada. A suspeita é de que ela tenha sido trazida para o Brasil durante a Copa do Mundo.

Sintomas:O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

O mosquito aedes aegypti transmite todas as doenças, sendo que a chikungunya e a zica podem ser transmitidas também pelo aedes albopictus (presente em áreas rurais) e outros tipos de aedes.

A recomendação da Secretaria de Saúde de Montadas para as pessoas que começarem a sentir alguns desses sintomas, é procurar imediatamente o serviço de saúde. Repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas, e que não contenham AAS, são algumas das recomendações médicas.

Confira no infográfico reproduzido do portal G1 de Notícias, a diferença entre dengue clássica e hemorrágica:

Foto e Ilustração: Reprodução/Internet