Atenção Básica de Montadas se destaca pela certificação obtida no 2º ciclo do PMAQ

Publicado em 09/12/2014 às 13:35

A cidade de Montadas obteve ótimo desempenho no segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) 2014.

O resultado da certificação reflete o trabalho realizado tanto pela gestão, quanto pelos profissionais da área de saúde do município.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a classificação da atenção básica em Montadas ficou da seguinte forma: Saúde Bucal das UBSFs Severina Araújo Souza e Paulo de Souza, muito acima da média; Atenção Básica da UBSF Paulo de Souza, acima da média; Atenção Básica da UBSF Severina de Araújo Souza, muito acima da média.

O PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões: municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

Por meio da construção de um padrão de qualidade comparável nos níveis nacional, regional e local, o programa busca favorecer maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde em todo o Brasil.

O Programa está organizado em quatro fazes complementares: Adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e pactuação.

A secretária de Saúde de Montadas, Soraya Galdino, se disse feliz com o resultado da certificação do PMAQ, pois, segundo ela, quem ganha é a população montadense e mostra um compromisso da atual gestão e dos servidores da área, com a saúde no município.

*Com informações do MS

Foto: Reprodução/ Internet