Atletas montadenses conquistam medalhas na Copa Brasil de Wrestling

Publicado em 16/08/2022 às 09:20

O Jovem Emanuel Basílio de Souza Domingos conquistou o título de Campeão Brasileiro de Wrestling na categoria sub-15, categoria 62kg, na Luta Livre.

O Jovem David de Souza Marques, de 19 anos, aluno da rede estadual de ensino, cursa o 3° ano do ensino médio, falou sobre a competição em Brasília. Ele ganhou medalha de bronze, na categoria sub-20. David falou que: "É um sentimento de dever cumprido, saí de uma cidade pequena e com pouca estrutura para o treinamento, mas cheguei aqui e cumpri com meu dever". David fala também de sua expectativa para o futuro no esporte. "Espero buscar um resultado melhor em proximas competições e se um dia Deus permitir, ser campeão brasileiro", finaliza David.

Clara Lavínia, de 15 anos, aluna de Quimica do IFPB, Campus Campina Grande, atleta montadense que esteve em Brasília, participando da competição. Ela disse que "foi algo incrível, uma experiência única", participar com mais 04 atletas de sua cidade, que são amigos, colegas de treino e de vida e representar a cidade de Montadas, levando também a bandeira do município para o pódio. Lavínia conquistou a medalha de bronze.

Ela conta um pouco de como foram suas lutas, a primeira ela perdeu e conta que deveria ter tido mais calma nessa primeira luta, foram quatro lutas no total e mesmo assim ela conseguiu a medalha de bronze. Lavinía diz que "volta pra casa com o sensação de dever cumprido, missão cumprida, dei o meu máximo". Além disso ela fala que a medalha é consequência de um grande esforço, trabalho duro e muitos dias de treino. Lembra que saía de Montadas as 5 da tarde pra treinar em Campina e só voltar as 11 da noite. Pro futuro ela espera crescer no esporte, alcançar novos objetivos e chegar ao lugar mais alto do pódio.

Evily Bernardino Wong

A atleta Evily Bernardino Wong, de 15 anos, e que estuda na Escola Erasmo de Araújo Souza (EMEFEAS), cursa o 8º ano do ensino fundamental II, participou da competição em Brasilia e disse que foi um momento de adquirir "novas experiências e aprendizados extremamente importantes para mim, coisas que jamais imainei que fosse viver", pontua Evily. Ela ficou na 4ª colocação.

Ela comenta que não se saiu bem na competição, mas para o futuro ela espera "sair melhor que nunca" e que apartir de agora deve se dedicar e treinar muito para que no próximo ano, consiga bons resultados. Ela aponta o nervosismo, medo e angustia, que fizeram com que ela não tivesse um bom desempenho. Entretanto, ela ficou muito feliz em ter a oportunidade de vivenciar e participar de uma competição de nível nacional, "eu agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de poder viver isso", finaliza a atleta.

A Copa Brasil de Wrestling foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, em Brasília, pela Confederação Brasileira de Wrestling, que no país é responsavel pela Luta Olímpica/Wrestling (estilo greco-Romana e Luta Livre), além da Luta de Praia (Beach Wrestling). Foram realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes sub-20 e sub-17, além do Campeonato Brasileito sub-15. O jovem Helenildo também participou da competição, em Brasilia.

Todos os atletas participam do Projeto de Lutas Hajime, criado e coordenado pelo Professor Jilton Lucena, no município de Montadas.

O Secretário Municipal de Esportes Marcelo Vieira Costa, destacou a satisfação de poder ajudar os atletas da cidade a participarem de mais uma grande competição de nível nacional, e que os resultados obtidos são frutos de muita dedicação e esforço de todos os atletas e seus Senseis, "Montadas se orgulha de nossos jovens e do projeto de lutas Hajime de nossa cidade", pontua Marcelo. A prefeitura de Montadas através da Secretaria de Esporte tem incentivado os atletas do município e aos que viajaram para Brasília DF, para participarem do Campeonato Brasileiro de Wrestling, receberam uma ajuda de custo para as despesas de transporte, alimentação e estadia nos dias de competições.Com Assessoria de Comunicação