EMEFEAS realiza II Sarau Junino em Montadas; Culminância é fruto de atividades pedagógicas voltadas à cultura do NE

Publicado em 17/06/2015 às 16:29

Está sendo realizado deste esta terça-feira, 16, e segue até a quinta-feira, 18, na Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza (EMEFEAS) em Montadas, o II Sarau Junino. O evento, que é aberto ao público em geral, tem por objetivo regatar as tradições nordestinas, e mostrar à nova geração, a cultura dos festejos juninos tradicionais.

Para ser realizado, os professores trabalharam em sala de aula, durante três semanas, elementos da cultura nordestina como a Literatura de Cordel, danças e comidas típicas, objetos antigos e tradicionais, entre outros.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, Luciana Araújo, o conteúdo trabalhado por professores e alunos foram fundamentais para realizar a culminância do II Sarau Junino.

Ainda dentro do evento, está sendo mostrada uma réplica de uma casa típica da zona rural do século passado, chamada de Casa Nordestina.

“A Casa Nordestina é uma sala de aula onde os alunos ficaram responsáveis por resgatar a cultura nordestina através do artesanato, brinquedos antigos, e outros objetos do século passado. No local ainda é possível assistir um filme: 'Morte e Vida Severina', que mostra a realidade dos personagens do nordeste com a seca”, relatou Luciana Araújo.

Programação

A programação do Sarau Junino da EMEFEAS, é diversificada. Na terça-feira, foram apresentadas quadrilhas juninas do Grupo de Idosos do CRAS; grupo de dança Boneca de Pano, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de apresentações musicais com os próprios alunos da escola, que participam do Projeto Mais Educação.

Nesta quarta a programação foi destinada a mostrar o talento dos artesãos de Montadas e de cidades vizinhas, apresentações musicais e declamação de poesia, além da realização de oficinas de Literatura de Cordel e artesanato.

Na quinta, a programação está voltada para apresentações musicais de artistas locais como: Banda James e Forró Bom demais; Apaixonados do Forró e Renata Santos e, ainda, Carlos Perê e Banda Boca do Cariri. Os shows acontecem a partir das 18 horas.Os visitantes do II Sarau Junino ainda podem contribuir com a formatura dos alunos do 9º ano comprando alguma peça do brechó da turma ou alguma comida típica da época junina.Fotos: Ascom/ Tarcísio Porto