Escolas passarão por reformas e município deve ganhar creche e novas salas de aula

Publicado em 19/09/2014 às 13:48

A rede municipal de ensino da cidade de Montadas é formada por sete escolas, sendo três na zona urbana e quatro na zona rural. Através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Escola do Campo) com contrapartida da Prefeitura Municipal, algumas unidades estão sendo reformadas.

Entre elas estão a Maria Vital dos Santos, localizada no sítio Mariz Preto; a Manuel Sebastião do Nascimento, no sítio Campos e a Maria das Neves Pereira de Araújo, no sítio Lagoa do Açude.

Estas escolas elaboraram Projeto de Estruturação da unidade e encaminharam ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no ano de 2013 por meio do PDE Interativo, para análise e aprovação. Todas as unidades rurais que se submeteram, foram contempladas com os recursos para primeira etapa da reforma e aguarda a liberação para realizar a segunda.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, algumas destas nunca passaram por reformas ou adaptações e o principal objetivo do programa é proporcionar acessibilidade aos alunos com mobilidade reduzida.

Uma das unidades que já concluiu a primeira parte da reforma é a Escola Municipal Maria Vital dos Santos (foto) onde foi construída uma rampa e um banheiro de acessibilidade, e reformado outros dois de uso convencional. As outras duas, ainda estão em processo de reforma.

A unidade conta com 80 alunos que são divididos em cinco turmas, do pré-escolar ao quinto ano, nos dois turnos (manhã e tarde).

Mais reformas

A maior escola do município, com 503 alunos, 12 salas de aulas que atendem 18 turmas do ensino regular e cinco da Educação de Jovens e Adultos-EJA é a Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, localizada no centro da cidade. Esta também passará por reforma com recursos próprios do município.

A Secretária de Educação, Geridalva Alves Bazílio, disse que será um sonho realizado, já que nunca viu uma reforma nesta escola.

“A EMEFEAS é a menina de ouro de Montadas e há anos não se via uma reforma. Ela está bem desgastada, mas o prefeito Jairo Herculano, atendendo a reivindicação da Secretaria, vai garantir a reforma da unidade escolar ainda neste ano”.

Para o diretor, José Roberto Eleutério, a reforma vai permitir aos alunos, professores e funcionários, maior conforto e condições de trabalho, melhorando dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem.

Novas salas de aula

Através do Pacto Social do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Montadas, vai construir uma escola com quatro salas no valor de R$ 560 mil, o que vai garantir o aumento no número de matrículas na rede municipal no próximo ano.

Creche

O município de Montadas ainda pleiteia uma creche através do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC). O projeto já foi encaminhado ao MEC e aguarda aprovação.