I Fórum Comunitário do Selo aconteceu, no último dia 31, em Montadas

Publicado em 29/07/2014 às 14:06

Aconteceu no dia 31 de julho. das 08h às 13h no auditório da Secretaria de Assistência Social de Montadas (SEMAS), o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, que teve por objetivo apresentar um diagnóstico das políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes, além das discussões de eixos de trabalhos que irão nortear os planos de ações.

O evento fez parte das etapas obrigatórias para que o município continue participando da edição 2013 – 2016 do “Selo Unicef– Município Aprovado”. Foi organizado pela secretária de Assistência Social e articuladora do Selo em Montadas, Marcela Barros e contou com a presença dos Conselhos Municipais: do Direito da Criança e Adolescente; Tutelar; Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA); Comissão Intersetorial Pró-Selo e comunidade em geral.

A Prefeitura Municipal de Montadas, através do prefeito Jairo Herculano, aderiu ao projeto e como parte do programado está seguindo as para que o município seja reconhecido internacionalmente como detentor de uma política pública voltada às crianças e adolescentes montadenses.

Entre as metas estão: a criação e manutenção do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente), do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), realização de fóruns comunitários, e projetos com os temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial e Esportes e Cidadania, além da realização de relatórios.

No dia 10 de junho foi criado o NUCA, que tem como integrantes representantes das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação do município.

O que é o Selo UNICEF?

"'O Selo Unicef – Município Aprovado’ é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.