Montadas em prol do Selo UNICEF

Publicado em 03/09/2014 às 13:56

O município de Montadas realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado, no último dia 31 de agosto. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social, contou com a presença de 96 pessoas. Entre os presentes ao 1º Fórum, crianças e adolescentes, técnicos do CRAS, equipe do SCFV, profissionais da saúde, equipe da Assistência Social, professores, coordenadores de escolas, representantes do Conselho Tutelar, CMDCA, vereadores, alunos de escolas públicas, membros de igrejas Católica e Evangélica, enfermeiras, além do prefeito Jairo Herculano de Melo. A abertura do evento ficou por conta do prefeito, que falou da importância do Selo UNICEF para toda a sociedade montadense. Jairo Herculano disse ainda que esse projeto é de todos e “precisa, cada vez mais, do apoio de todos que fazem a gestão municipal e do engajamento do Conselhos Tutelar e do CMDCA. A articuladora do Selo no município, Marcela de Almeida Barros, falou logo após a abertura do prefeito, enfatizando a importância das ações do Selo permanecerem “vivas” na cidade após a realização do Fórum Comunitário.“Até que se cumpra fielmente com o que manda o ECA: todas as crianças vivendo com direitos e deveres sem violação”, disse. O grupo de Xaxado do SCFV se apresentou no evento. Em seguida, ocorreu a apresentação da metodologia do Fórum, por parte do membro da Comissão Intersetorial, Osório Guedes Policarpo Neto.Após a apresentação da metodologia, a articuladora Marcela de Almeida apresentou o diagnóstico e explicou a divisão dos Grupos de Trabalho. Logo após foi apresentado o Cortejo dos Direitos, composto por todos os facilitadores dos Grupos de Trabalho com os cartazes em alusão aos fatores de Desigualdades sociais. Em seguida, todos se dirigiram aos GT’s. Após 40 minutos de discussão nos GT’s, todos foram para a Plenária Final com as propostas de cada Grupo de Trabalho para compor o Plano de Ação Municipal. Ao final, o prefeito Jairo Herculano encerrou o evento agradecendo a presença de todos e pedindo o engajamentos da sociedade montadense na luta pelo Selo UNICEF.
Ascom: Alexandre Yuri