Montadas realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef e finaliza ações com metas cumpridas

Publicado em 16/06/2016 às 14:06

Foi realizado nesta quarta-feira, 15, em Montadas, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento, que aconteceu no ginásio poliesportivo, teve por objetivo apresentar um diagnóstico atualizado do que foi realizado no município durante a edição 2013 à 2016 do Selo Unicef, e finalizar as atividades propostas, com o intuito de receber a certificação de município reconhecido mundialmente na criação de políticas públicas para crianças e adolescentes.

O evento, que foi divido em dois momentos, ainda contou com explanação da prestação de contas das ações estratégicas realizadas em Montadas, pela coordenadoria do Selo, e com apresentações culturais promovidas pelas crianças e adolescentes que compõem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Montadas, vereador Bastos; da Secretaria de Saúde, Edvânia Porto, da Secretaria de Educação, João Paulo Vidal; da Secretaria de Assistência Social, Marcela Barros, além de representantes do Conselho Tutelar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do CMDCA, NUCA e sociedade civil organizada.

Para a assistente social do CRAS e articuladora do Selo Unicef em Montadas, Rikaely Silva, o evento foi importante porque representa o encerramento de um ciclo para o município.

“São ações públicas e estratégicas que, com certeza, conseguimos melhorar durante esse período e que dizem respeito ao atendimento à criança e ao adolescentes na área da saúde, educação e assistência social. São atividades conjuntas e multidisciplinar”, disse Rikaely.

A adesão

A Prefeitura Municipal de Montadas, através da Secretaria de Assistência Social, aderiu ao projeto em 2014 e como parte do programado seguiu as propostas para que o município fosse reconhecido internacionalmente como detentor de uma política pública voltada às crianças e adolescentes montadenses.

As metas estipuladas e alcançadas foram: a criação e manutenção do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente); do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes); realização de fóruns comunitários e projetos com os temas: Educação para a Convivência com o Semiárido; Cultura e Identidade: Comunicação para Igualdade Étnico-racial, Esportes e Cidadania; além da realização de relatórios.

O I Fórum foi realizado no dia 31 de julho de 2014.

O que é o Selo UNICEF?

"'O Selo Unicef – Município Aprovado’ é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”.