Montadas supera meta do MEC no Fundamental I e alcança crescimento na segunda fase

Publicado em 08/09/2014 às 13:49

Foi divulgado na última sexta-feira, 05, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013 pelo Ministério da Educação.

De acordo com os resultados, a Paraíba avançou nas três etapas de ensino, superando as metas em relação à última aferição ocorrida em 2011.

Nos níveis do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) o Estado avançou para 4.2, ultrapassando a projeção do MEC, que era 4.1. No Ensino Fundamental II (6º ao 9ºano), os índices avançaram com relação a 2011, atingindo 3.0.

Em Montadas, os avanços foram significativos. Na primeira fase do Fundamental, o município superou a meta do MEC, que era de 4.6, ficando com 4.7 em 2013. Um crescimento de 0.8 em relação a 2011 que tinha o índice de 3.9.

Já do 6º ao 9º ano, apesar de não ter atingido a meta do Ministério, o IDEB aumentou 0.3 pontos com relação a 2011. A meta do MEC era de 4.1.

Desde 2005, quando o município atingiu 3.3, não houve mais crescimento do IDEB nas séries finais do Ensino Fundamental. Com os resultados de 2013, Montadas retoma o crescimento que estava estagnado em 3.0.

A secretária de Educação de Montadas, Geridalva Alves, atribui esse crescimento ao trabalho em conjunto realizado pelos coordenadores, diretores e professores.

“Nossa preocupação estava em aumentar o número do IDEB no município, que vinha tendo quedas em anos anteriores, principalmente no Fundamental II. Exigimos maior empenho dos coordenadores e o trabalho começou a surtir efeito e hoje estamos acima da média estipulada pelo MEC. Agradeço a todos os profissionais empenhados na Educação de Montadas que contribuíram de forma direta nesses crescimentos" disse.

Geridalva ainda atribuiu o crescimento às novas metodologias de ensino com uso de tecnologias, trabalhos lúdicos que resgatam situações do dia a dia do aluno. Ela acredita que com o Programa Mais Educação, a próxima avaliação do IDEB terá resultados mais satisfatórios já que o projeto trabalha, também, com oficinas de reforço escolar.