NA ASSISTÊNCIA SOCIAL MONTADAS ESTÁ ACIMA DA MÉDIA NACIONAL, CONFIRA

Publicado em 07/02/2019 às 11:50

O Trabalho conjunto entre Secretarias atinge excelentes níveis de desempenho, acima da média nacional, no acompanhamento do Bolsa Família em 2018.

A Prefeitura Municipal de Montadas, através da Gestão Municipal do Programa Bolsa Família, tem tratado o programa como prioridade e dado total atenção as condicionalidades e as famílias beneficiarias, o que vem proporcionando excelência nos níveis de desempenho, através de um trabalho intersetorial que envolve as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. O resultado deste importante e exitoso trabalho é o reconhecimento da população.Dados divulgados relativos ao exercício de 2018 pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social, mostram um significativo avanço nos percentuais relativos ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, alcançando índices superiores à média nacional.Em nosso município, há 1.147 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Essas famílias equivalem, aproximadamente, a 52,18% da população total do município, e inclui 1.068 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. No mês de dezembro de 2018 foram transferidos R$ 283.478,00 às famílias do Programa.A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 95,53%, bem superior que a média nacional, que se encontra em 73,16%. Isso significa que o cadastro em Montadas está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo. O município alcançou a meta de atendimento do programa. A gestão municipal mantém o foco na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. Em Montadas, 901 crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 886. Portanto, 98,34% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família tiveram a informação de frequência escolar registrada nesse período. A média nacional é de 91,07% de acompanhamento na educação. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar muito bom, acima da média nacional.Na área da Saúde, 813 famílias foram acompanhadas no último semestre. As famílias que devem ser acompanhadas na saúde são aquelas que possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 741 famílias, o que corresponde a um acompanhamento de 91,14%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 72,76%. Assim, o município possui um acompanhamento da agenda de saúde muito bom, acima da média nacional.Tais números refletem o resultado de um trabalho integrado, voltado a necessidade da população, envolvendo diversos setores da gestão pública municipal em prol da eficiência dos serviços. Esses dados são de 28.12.2018.

Assessoria de Comunicação.