Saúde dá início a campanha de vacinação contra HPV; Mulheres que convivem com AIDS podem receber as doses

Publicado em 25/03/2015 às 13:19

Com a parceria da Secretaria de Educação de Montadas, a Saúde iniciou nesta terça-feira, 24, na Escola Municipal Maria Vital dos Santos, no sítio Maris Preto em Montadas, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano – HPV, principal agente causador do câncer de colo de útero. Para este ano, o Ministério da Saúde baixou a faixa etária, e meninas de nove a onze anos poderão ser vacinadas.

Além da Maria Vital dos Santos, as escolas Irineu José de Maria, na comunidade de Manguape; Manoel Sebastião, no sítio Campos; Maria das Neves, no sítio Lagoa do Açude; Erasmo de Araújo Souza, Genuíno de Brito e Helena José Porto, estas na zona urbana, irão receber a equipe da Saúde para realizar o procedimento nas salas de aula.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 135 meninas, sendo 43 com nove anos, 45 com dez, e 46 com onze.

Por causa das polêmicas referentes aos efeitos colaterais divulgados pela grande mídia no ano passado, a equipe do setor de Imunização e Endemias da Secretaria tem realizado palestras para mostrar a importância da vacina e, pedido autorização aos pais e/ou responsáveis para fazer a aplicação nas adolescentes.

- Nossa preocupação é que os pais tenham consciência da importância da imunização contra o câncer de colo de útero, pois a vacina aplicada antes do período de atividade sexual, aumentam muito as chances da doença não se desenvolver. Estamos orientando os pais que não querem que suas filhas sejam vacinadas na escola que se dirijam até as Unidades de Saúde para realizar o procedimento – informou a coordenadora do setor de Imunização e Endemias, Eliene Santana.

Ela disse ainda que na campanha de 2014 não foi apresentada nenhuma reação nas quase 150 meninas vacinadas.

A vacinação é realizada em três doses, sendo que a segunda é com seis meses depois, e a terceira com cinco anos após a primeira.

Eliene lembrou que é preciso apresentar o cartão de vacinação e as adolescentes de 12 a 13 anos, que ainda não tomaram a segunda dose, que se apresentem à Unidade de Saúde.

Outra novidade para este ano, é que o Ministério da Saúde, determinou que mulheres entre nove e 26 anos que convivem com HIV/AIDS tomem também a vacina contra o HPV, pois, segundo o ministro Arthur Chioro, estas têm cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que a população em geral.

Neste caso, para receber a dose, basta se encaminhar à Unidade de Saúde Paulo de Souza e apresentar a prescrição médica referente a vacina. O exame que comprova a AIDS pode ser feito no laboratório municipal de Montadas, em um teste rápido.

*Sobre a Doença - O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 50 países, por meio de programas nacionais de imunização.

Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

*Ministério da Saúde

Foto: Reprodução/ Campanha Contra HPV