Secretaria de Saúde de Montadas comemora primeiros casos de pessoas que pararam de fumar no município

Publicado em 12/08/2015 às 16:01

Secretaria Municipal de Saúde de Montadas (SMS) implantou em dezembro de 2014 o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O projeto é do Ministério da Saúde e tem como objetivo ajudar fumantes a deixaram a prática.

Com quase oito meses completos do “Grupo de Apoio ao Fumante” na cidade, a Secretaria já comemora mais de 20 casos bem sucedidos de pessoas que largaram o vício.

O grupo é formado por pelo menos 15 pacientes que participam semanalmente de palestras motivacionais, recebem orientação dos profissionais de saúde e são encaminhados para consultas médicas e tratamentos odontológicos, dependendo do caso. A cada quatro semanas um novo grupo é formado, mas nada impede que os antigos participantes voltem às sessões e tenham acompanhamento profissional.

De acordo com a coordenadora de Educação Permanente em Saúde e responsável pelo Grupo de Apoio, Edvânia Porto, o tratamento é realizado através da distribuição de adesivos transdérmico de nicotina e prescrição de medicamentos.

Na primeira na fase a administração dos adesivos é feita considerando o consumo médio de cigarros por dia e o tempo em que o paciente é fumante. O tratamento prevê o controle dos sintomas de abstinência.

O paciente só é direcionado para a segunda fase, se os adesivos não forem suficientes para combater o vício. Sendo assim o médico da Unidade Básica de Saúde vai prescrever o medicamento mais apropriado.

Segundo Edvânia, nenhum paciente montadense, que começou o tratamento, teve a necessidade de passar por consulta médica, até agora, e tomar alguma medicação.

A aposentada Maria de Lurdes da Cruz Silva, de 63 anos, moradora da rua José Cirino da Silva, em Montadas, é um exemplo disso. Apenas com o uso frequente dos adesivos de nicotina ela conseguiu parar de fumar e comemora os novos hábitos. Ela fumou por 53 anos e há seis meses se sente revigorada.

“Eu fumava aqueles cigarros feito em casa, com fumo bruto e folha de papel, mas também os tradicionais. Faz seis meses que não coloco nenhum dos dois na boca. Estou muito feliz, minha vida já mudou e muito. Hoje me sinto outra pessoa com mais saúde”, relatou eufórica a aposentada.

Maria de Lurdes participou da primeira edição do grupo e agora incentiva parentes e amigos a também largarem o vício. Ela disse que, por seu intermédio, pelo menos duas pessoas já procuraram ajuda e tem conseguido resultados satisfatórios.

Para a dona de casa, Maria Aparecida de Araújo, de 43 anos, o maior motivo para deixar de fumar foi o pedido dos filhos. Ela que fumava desde os sete anos de idade pelo menos 20 cigarros por dia, começou o tratamento há uma semana e já se mostra motivada.

“Comecei a fumar por incentivo de familiares que me pediam para ascender um cigarro e agora meus filhos pedem que eu pare. É algo muito difícil mas acredito que vou conseguir, com fé em Deus, e com a ajuda desse tratamento que a Secretaria de Saúde trouxe pra população. Nós fumantes sempre temos vontade de parar, mas é preciso sempre uma ajuda e agora nós temos”, relatou.

Para participar do Programa de Controle do Tabagismo, através do Grupo de Apoio ao Fumante, é preciso ir até a Secretaria de Saúde, levar o Cartão do SUS e preencher uma ficha com dados pessoais e informações referentes a saúde.

Segundo dados da Secretaria, em Montadas existem uma média de 247 fumantes auto declarados, mas esse número pode ser ainda maior.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Com o intuito de aumentar o número de profissionais de saúde aptos a trabalharem com Grupo de Apoio ao Fumante, a Secretaria de Saúde de Montadas realizou nesta terça-feira, 12, uma capacitação com agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.

O objetivo é iniciar outros grupos de apoio em todas os PSFs do município.

O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.