Secretaria de Saúde de Montadas orienta grávidas para vacinação contra H1N1

Publicado em 13/04/2016 às 14:28

A Secretaria de Saúde de Montadas, em concordância com o Ministério da Saúde (MS), antecipou a Campanha de Vacinação contra Influenza H1N1 para esta segunda-feira, 11, para dois grupos prioritários: Profissionais de saúde e gestantes. Para esta primeira fase, a campanha segue até dia 20 de abril e no dia 30 acontecerá o Dia D da Campanha, onde os demais grupos serão imunizados.

Para atingir a meta estabelecida pelo MS, a Secretaria de Saúde orienta que, principalmente, as gestantes procurem o setor de Vacina e Imunização do município. Pelo menos 50 grávidas e 90 profissionais de saúde devem ser vacinados até o dia 20.

De acordo com a coordenadora do setor de Vacinação, Eliene Santana, nos dois primeiros dias da campanha a procura das gestantes do município pela vacina não foi considerável. Ela faz um apelo para que estas mulheres procurem o sistema de saúde municipal.

“Apesar da antecipação da campanha para gestantes e profissionais de saúde, muitas mulheres ainda não procuraram a Unidade de Saúde, mas é preciso que elas sejam imunizadas contra a gripe H1N1, pois estão no grupo de risco e é muito importante essa vacinação", ressaltou Eliene.

O Dia D da Vacinação Contra Influenza H1N1 em todo país, será no dia 30 de abril, data já determinada pelo Ministério da Saúde.

Neste, serão vacinados os grupos formados por: idosos, puérperas, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, população indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei.

A vacina contra a gripe é trivalente e previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B

Quatro passos para se prevenir contra a gripe H1N1

1º: Evite o contato com as pessoas com a gripe H1N1, como abraço, beijo e aperto de mão. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar;

2º: Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se não for possível, faça pelo menos um dos dois procedimentos;

3º: Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios do metrô e dos ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização;

4º: Evite estresse, ansiedade, má alimentação, dormir pouco, beber e usar drogas. Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus.